quinta-feira, novembro 30, 2017

Secretaria da Educação seleciona alfabetizadores para 2018

Estão abertas as inscrições para a segunda seleção do Programa Paraná Alfabetizado até o dia 20 de dezembro. Após o recesso de final de ano, as inscrições reabrem no dia 2 de janeiro e vão até 5 de fevereiro de 2018.

As vagas são para voluntários nas funções de Alfabetizador e de Coordenador de Turmas. Os candidatos selecionados e que compuserem turmas receberão uma bolsa mensal paga pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação (MEC).

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pessoalmente pelo candidato nos Núcleos Regionais de Educação, das 8h30 às 17h30. É necessário apresentar cópia e original do RG, CPF, comprovante de escolaridade, comprovante de residência, ficha de inscrição e termos de compromisso preenchidos.

Caso estejam disponíveis, os candidatos também devem apresentar comprovante de vínculo com rede pública de educação e comprovante de experiência profissional em educação, com tempo de serviço.

ATIVIDADES

O Alfabetizador Voluntário é responsável por localizar, mobilizar e cadastrar jovens (a partir de 15 anos), adultos e idosos não alfabetizados para constituir turmas. A turma deve ter no mínimo 15 (quinze) e no máximo 25 (vinte e cinco) alfabetizandos na zona urbana, e de oito a 25 (vinte e cinco) na zona rural. Cada turma fará 10 horas de atividades semanais, divididas em, no mínimo, três dias. O Alfabetizador pode constituir até duas turmas.

Ao Coordenador de Turmas Voluntário cabe a função de apoiar os alfabetizadores na constituição de turmas, bem como em todos os trâmites administrativos do Programa Paraná Alfabetizado. Ele é responsável por acompanhar no mínimo cinco e no máximo nove turmas de alfabetização.

O ciclo de alfabetização de cada turma dura oito meses, com carga horária mínima de 320 horas. A meta de atendimento autorizada pelo Ministério da Educação para esta edição do programa é de 7.500 pessoas no Estado. O Paraná Alfabetizado estará disponível em 139 municípios paranaenses.

“O programa busca universalizar a alfabetização de jovens e adultos e contribuir para a continuidade dos estudos em níveis mais elevados, promovendo o acesso à educação como direito de todos, em qualquer momento da vida”, explica Márcia Dudeque, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria da Educação.

CLASSIFICAÇÃO

A classificação provisória será divulgada pelos Núcleos Regionais no dia 8 de fevereiro de 2018, com período para interposição de recursos até o dia seguinte. No dia 19 do mesmo mês será divulgada a classificação final pelos Núcleos Regionais.

As atividades da segunda seleção estão previstas para iniciar no dia 5 de março de 2018.