sexta-feira, julho 24, 2026

Nova Laranjeiras - Vereadora achou projeto ''interessante'' , mas vota contra , porque não é projeto do PREFEITO....VEJA

                                                  
A rejeição de um projeto relacionado à transparência da administração municipal gerou críticas e questionamentos após a votação na Câmara de Vereadores.

Segundo relato sobre a sessão, a vereadora Thalita teria afirmado considerar a proposta “interessante” e “boa”, mas votou contrariamente, indicando que teria posicionamento diferente caso a iniciativa tivesse partido do Poder Executivo.

A declaração provocou questionamentos: o voto de um vereador deve considerar prioritariamente o mérito e os benefícios de uma proposta ou sua autoria política?

Essa postura levanta um questionamento importante: o compromisso de um vereador deve ser com a qualidade da proposta ou com quem a apresenta?

Se um projeto é reconhecido como bom, útil e benéfico para a população, sua aprovação não deveria depender da autoria. Transparência não tem lado político. Fiscalização não pertence à oposição nem à situação. Pertence ao cidadão.

A discussão envolve um princípio importante da atividade parlamentar: vereadores possuem autonomia para apresentar, analisar, modificar, aprovar ou rejeitar propostas, observando aspectos como mérito, legalidade, constitucionalidade e interesse público.