sexta-feira, junho 12, 2026

Pitanga será sede da Macrorregional dos Jogos Escolares que começa com 13,4 mil participantes

Fase Macrorregional da 72ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (Jeps) começou nessa quinta-feira (11 de junho de 2026) reunindo 13,4 mil participantes em oito cidades-sede do Estado. 

            Ao todo, são 11,8 mil atletas e cerca de 1,6 mil dirigentes e integrantes de comissões técnicas envolvidos nas disputas, que seguem até domingo (14) em Paranaguá, São Mateus do Sul, Ivaiporã, Siqueira Campos, Dois Vizinhos, Terra Boa, Palotina e Pitanga.

Promovidos pelo Governo do Estado, por meio das secretarias do Esporte e da Educação, os Jogos Escolares mobilizam nesta etapa 1.189 instituições de ensino – 921 da rede pública e 268 da rede particular. As competições abrangem atletismo, atletismo paradesportivo, basquete, futsal, futsal paradesportivo, handebol, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez.

Os classificados nesta fase avançam para as finais dos Jeps. A categoria de 12 a 14 anos terá a etapa decisiva em Guarapuava, enquanto os estudantes de 15 a 17 anos disputarão os títulos em Campo Mourão. As competições estão previstas para os meses de julho e agosto.

A fase macrorregional amplia os números da edição de 2026 dos Jeps. Somada à etapa regional, realizada anteriormente em 32 cidades-sede e que reuniu mais de 60,6 mil participantes, a competição já alcança cerca de 74 mil atendimentos em todo o Estado.

Além das disputas esportivas, o Governo do Paraná mantém uma ampla estrutura de apoio aos participantes, com serviços de hospedagem, alimentação e logística para atender estudantes, professores e equipes durante toda a competição.

Os Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio das secretarias da Educação (SEED) e do Esporte (SEES), em parceria com os Núcleos Regionais de Educação (NREs), Escritórios Regionais do Esporte (EREs), prefeituras e a Federação Paranaense do Desporto Escolar.