segunda-feira, abril 20, 2026

Cantagalo - Paraná reforça formação de professores com cursos de educação digital

Governo do Estado anunciou na sexta-feira (17 de abril de 2026) um projeto de formação continuada para qualificar 150 professores da educação básica de Cantagalo, no Centro-Sul do Paraná. A iniciativa consiste na oferta de sete microcredenciais voltadas ao desenvolvimento de competências pedagógicas digitais para os docentes que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. Durante o evento de lançamento no município, cada professor recebeu um notebook para fazer os cursos na modalidade de educação a distância (EAD).

A ação é da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), e está alinhada às diretrizes da Política Nacional de Educação Digital (PNDE), previstas na Lei n.º 14.533/2023. O conteúdo das atividades formativas será disponibilizado na plataforma da Universidade Virtual do Paraná (UVPR). Além dos cursos online, estão previstos três workshops presenciais sobre avaliação, inteligência artificial generativa e práticas híbridas na educação.

O vice-prefeito de Cantagalo, Ponciano Abreu, avaliou a parceria com o Estado como um avanço para a educação municipal. “A formação continuada proporciona aos nossos professores aprender novos métodos de aprendizado que farão com que os alunos prestem mais atenção nas aulas, se interessem e aprendam a interagir com esse mundo digital que está cada vez mais presente no nosso dia a dia, e isso é importante para que as crianças possam trabalhar com essas ferramentas no futuro”, disse.

CONTEÚDO

A programação das microcredenciais abrange desde metodologias inovadoras e uso de tecnologias digitais até práticas pedagógicas voltadas à educação digital e ao ensino híbrido. Também estão previstos conteúdos sobre cidadania digital e segurança online, recursos digitais para o modelo híbrido, inteligência artificial generativa na educação, design de experiências de aprendizagem em ambientes digitais e híbridos, além de avaliação digital e feedback construtivo. A carga horária total será de 188 horas.

O objetivo é mapear as competências digitais dos professores, produzir um diagnóstico para políticas públicas de inclusão digital e fortalecer práticas colaborativas que incentivem a inovação e a qualidade do ensino no município. Segundo o cronograma do projeto, na próxima quinta-feira (23) haverá atividade de imersão na plataforma do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). As atividades da primeira microcredencial começarão em 27 de abril, com previsão de término do último curso em 7 de dezembro.

PRESENÇAS

Também participaram do evento, entre autoridades públicas e acadêmicas, a secretária da Educação de Cantagalo, Vera Lazzaretti; a diretora de Ensino Superior da Seti, Maria Aparecida Knuppel; a coordenadora da UVPR, Marta Anciutti; o presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Unicentro (FAU), Paulo Syritiuk; o coordenador do Núcleo de EAD da Unicentro, Cléber Barbosa; a coordenadora do projeto na Unicentro, Sandra Machado; e a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cantagalo, Inez de Jesus.