segunda-feira, fevereiro 23, 2026

Transferência de veículos de pessoa falecida pode ser feita em cartório antes da conclusão do inventário

A transferência de veículos pertencentes a pessoa falecida pode ser realizada diretamente em cartório antes da conclusão do inventário, graças à Resolução nº 571/2024 do CNJ. Essa medida agiliza o processo, dispensando alvará judicial em casos específicos.

O que diz a nova regra
A norma, em seu artigo 11-A, autoriza o inventariante a receber poderes por escritura pública para alienar bens do espólio, incluindo veículos. Isso vale desde que haja concordância de todos os herdeiros e comprovação de despesas como tributos ou emolumentos do inventário.

Requisitos essenciais
A escritura deve especificar a finalidade da venda, vinculando o valor a obrigações do espólio, sem restrições judiciais sobre o bem. Após a lavratura, o inventariante assina o DUT e prossegue no Detran local.