![]() |
| Prefeita de Altamira e Prefeito de Laranjal estavam presentes na assinatura |
Como parte da política de impulsionar o desenvolvimento de todas as regiões, o Governo do Estado anunciou nesta semana que vai pavimentar a ligação entre os municípios de Altamira do Paraná e Laranjal, a PR-364. A Secretaria do Planejamento (SEPL), por meio do Paraná Projetos, entregou, nessa segunda-feira (2 de fevereirode 2026), o projeto para asfaltar o trecho de aproximadamente 30 km para a Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), que será responsável pela execução.
O projeto geométrico realizado identificou oportunidades de melhoria e otimização do traçado. O trabalho foi elaborado a partir de levantamento topográfico detalhado, visando a melhoria da capacidade operacional e a ligação entre os municípios. A pavimentação será em Concreto Asfáltico Usinado a Quente (CAUQ).
A plataforma da pista terá 9,60 m, composta por acostamento (2x1,50 m) e faixas de tráfego (2x3,30 m). Para realizar o estudo, foi pensado em um caminhão semirreboque viajando pela rodovia, para dimensionar interseções, acessos, retornos e condições de tráfego.
“Estamos levando o desenvolvimento para todas as regiões do Estado. A entrega deste projeto para interligar Altamira do Paraná a Laranjal é mais um passo na execução desse objetivo. Esta obra proporcionará uma significativa melhoria de vida da população trazendo mais possibilidade para a chegada de investimento nas duas cidades”, comentou o secretário do Planejamento, Ulisses Maia.
A análise verificou características gerais do traçado, identificando curvas críticas e terreno montanhoso. Correções pontuais focaram em aumentar a segurança viária e reduzir custos de terraplenagem.
“São 30 quilômetros e agora temos um bom projeto para tocar. Nós estamos já estamos empenhados para que o edital seja aberto e que possamos iniciar esta obra ainda em 2026. Daqui a dez anos, nós vamos ver a diferença que a infraestrutura faz no dia a dia dos municípios”, comentou o secretário da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
Atualmente a via não é pavimentada, não tem sistema de drenagem ou sinalização horizontal e vertical.
