O Verão Maior Paraná começou ontem O CBMPR contará com 669 bombeiros militares e 362 guarda-vidas civis distribuídos entre a Costa Leste, Costa Oeste e Costa Noroeste. Somente no Litoral, serão 607 bombeiros militares e 292 guarda-vidas civis atuando diariamente em ações de prevenção e salvamento.
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) inicia mais uma temporada de atuação intensiva voltada à prevenção, salvamento aquático e segurança da população no Litoral e em áreas de veraneio do Estado. A atuação segue até o dia 22 de fevereiro de 2026, com a maior estrutura já empregada pela corporação.
Durante a temporada, 133 postos de guarda-vidas estarão ativos em todo o Estado, sendo 110 na Costa Leste, distribuídos entre Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Morretes, Antonina, Guaraqueçaba e Paranaguá, nove na Costa Oeste e 14 na Costa Noroeste. Os postos funcionarão diariamente, das 8h às 19h — com exceção da Ilha do Mel, onde o atendimento ocorre das 9h às 19h.
ORIENTAÇÕES PARA EVITAR AFOGAMENTOS – O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná reforça algumas orientações essenciais para reduzir o risco de afogamentos durante a temporada. No ano passado não foram registrados óbitos em locais protegidos.
– Entre no mar apenas em locais protegidos por guarda-vidas;
– Respeite a sinalização das bandeiras na praia;
– Crianças devem permanecer sempre sob supervisão constante, a no máximo um braço de distância de um adulto;
– Evite entrar na água após consumir bebida alcoólica;
– Subestime sua capacidade de nado e permaneça em áreas rasas;
– Em caso de mudanças no tempo ou alertas climáticos, saia da água e siga as orientações das autoridades;
– Em qualquer situação de risco, procure imediatamente um guarda-vidas.
