quarta-feira, novembro 19, 2025

Moradores relatam a destruição causada pelo tornado no assentamento Nova Geração em Guarapuava

                                                 
O ciclone que trouxe tantos danos em Rio Bonito do Iguaçu (PR), na última sexta-feira, dia 7 de novembro, também atingiu de forma severa o assentamento Nova Geração, em Guarapuava, há cerca de 100 km de distância.

Tivemos a grande perda do companheiro José Neri Geremias, morador do assentamento, que foi uma das vítimas fatais do tornado. Duas pessoas também ficaram gravemente feridas.

Os espaços comunitários foram destruídos pela força do vento - barracão comunitário, igreja católica e igreja evangélica foram totalmente demolidos. Lavouras, partes internas, como mesas e cadeiras, foram levadas pelo vento e não foram encontradas.

Quatro casas foram totalmente destruídas e mais de 20 tiveram dados no telhado e na estrutura. A produção também foi afetada: o tornado, além de derrubar árvores frutíferas e nativas, danificou ou até varreu áreas de cultivo.

O mutirão de solidariedade é o que dá força pra continuar. Moradores da própria comunidades e de acampamentos e comunidades vizinhas e da região estão somando no trabalho de reconstrução. Estão em funcionamento uma cozinha comunitária e um ponto de coleta de doações, na casa de uma das famílias assentadas. Todo apoio é bem vindo, especialmente com de alimentos, produtos de limpeza, material escolar, material de construção e móveis e utensílios domésticos.