segunda-feira, novembro 24, 2025

Marquinho entra em programa Nacional de desenvolvimento regional

O município de Marquinho encontra-se selecionado para compor o programa nacional 'Cidades Intermediadoras'. O anúncio ocorreu durante a visita do coordenador do curso de Economia da Universidade Fronteira Sul (UFFS), Campus Laranjeiras do Sul, Rafael Stefenon.

Coordenado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), programa tem como finalidade descentralizar o crescimento econômico e social do país. A meta é reduzir as desigualdades regionais e a sobrecarga sobre as grandes metrópoles e capitais.

De acordo com o Ministério, o programa se concentra em fortalecer municípios que já exercem um papel de conexão entre áreas rurais e centros urbanos maiores. São os chamados 'municípios-vetores' ou 'Cidades Intermediadoras'. A ideia é potencializar esses centros para que funcionem como âncoras de desenvolvimento regional nas respectivas Regiões definidas pelo IBGE.

Ou seja, Marquinho transforma-se no ponto focal de investimentos e políticas públicas que beneficiam não apenas o município em si, mas toda a Região de influência. Trata-se, portanto, de iniciativa voltada à ampliação do acesso ao trabalho e à renda, ao fortalecimento da infraestrutura econômica e urbana e à melhoria da oferta de bens e serviços públicos. Essa seleção reforça o potencial do município e abre portas para ações estratégicas de crescimento sustentável.