sábado, novembro 01, 2025

DER inicia obras na PR-170 entre Pinhão e Bituruna após danos causados por chuvas em 2023.


O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER) deu início às obras de recuperação da PR-170, em Bituruna. Seis segmentos da rodovia, danificados por fortes chuvas nos últimos anos, estão sendo reconstruídos em uma intervenção que vai durar até 2026. Enquanto os trabalhos avançam, motoristas devem ficar atentos. De acordo com o DER, há trechos com tráfego em meia pista e interdições pontuais ao longo da via.

O investimento de R$ 20,19 milhões, conforme o Governo, prevê obras de retaludamento, reforço de drenagem e reconstrução da pista,. Tudo com uso de materiais rochosos e estruturas como muros de gabião e telas metálicas de alta resistência.

Esses recursos buscam dar mais estabilidade aos trechos que sofreram escorregamentos e rachaduras causados por chuvas extremas, como o volume recorde de 564,77 milímetros registrado na região, que sobrecarregou o solo e o sistema de drenagem.

Durante o período de execução das obras, o fluxo de veículos será alterado em diversos pontos, com presença constante de máquinas e trabalhadores. A recomendação do DER/PR é que os motoristas reduzam a velocidade ao se aproximarem dos trechos em obras. O respeito à sinalização provisória e aos cones de desvio também merecem a atenção dos motoristas.

Trechos como os quilômetros 473, 474, 478, 484, 486 e 487 estão entre os mais afetados, e devem concentrar a maior parte das intervenções.

Além da recuperação da pista, o projeto também prevê medidas de compensação ambiental pelos danos causados pelos deslizamentos de terra. A iniciativa, de acordo com o DER, é uma tentativa de tornar a rodovia mais resistente a novos eventos climáticos extremos, que têm se tornado cada vez mais comuns.