sexta-feira, outubro 10, 2025

Primeiros pedágios eletrônicos serão instalados nas cidades de AMPÉRE E VITORINO, ambas na região Sudoeste

A PR-182 em Ampére e a PRC-280 em Vitorino, ambas na região sudoeste e Lindoeste na BR-163 na região oeste, terá os primeiros pedágios eletrônicos do Paraná, locais em que já estava prevista a instalação das praças. O modelo tem arrecadação de tarifas fixas, previstas no Contrato de Concessão com cobrança automatizada por meio de pórticos equipados com câmeras e sensores.

O modelo, com pórticos substituindo as praças tradicionais, permite que a cobrança da tarifa seja feita de forma automática quando o veículo passa pela estrutura equipada com câmeras e sensores, capazes de identificar 100% das passagens, seja por meio da TAG (Dispositivo de arrecadação eletrônica) ou leitura de placas.

O diretor-presidente do Núcleo EPR Paraná, Marcos Moreira destaca que o modelo está alinhado às principais tendências de inovação em mobilidade rodoviária no mundo. Para o diretor, essa inovação traz uma série de vantagens como o aumento da mobilidade, sustentabilidade e economia para os motoristas. 

“E vai ao encontro do nosso compromisso com o crescimento regional, modernização e melhoria da malha viária sob concessão, proporcionando a melhor experiência para o usuário”, complementa Moreira.

Fonte e Foto: divulgação/EPR