Prepare o protetor solar, o ventilador… e o guarda-chuva! O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) prevê um fim de semana de calor intenso em Laranjeiras do Sul e região, antes da chegada de uma nova frente fria que promete virar o tempo e trazer chuvas fortes a partir de sábado à noite (25 de outubro de 2025).
SEXTA E SÁBADO: CALORÃO EM TODO O CENTRO-SUL
Segundo o Simepar, o tempo permanece estável nesta sexta (24) na maior parte do Paraná. As manhãs continuam amenas — com temperaturas de 7°C em Palmas e 8°C em São Mateus do Sul — mas o sol promete elevar os termômetros rapidamente ao longo do dia.
Em Laranjeiras do Sul , as temperaturas devem passar dos 27°C, com sensação térmica ainda maior durante a tarde. Já no Noroeste do Estado, os termômetros podem bater 35°C.
“O vento se mantém constante e deve ganhar força com o avanço da frente fria. Rajadas podem chegar a 60 km/h no Oeste e Sudoeste”, alerta a meteorologista Júlia Munhoz.
SÁBADO À NOITE: CHUVA E POSSÍVEIS TEMPORAIS
A partir da tarde de sábado (25), a frente fria avança pelo Sul do país e atinge o Paraná entre o Sudoeste, Oeste, Noroeste e Centro-Sul, com previsão de pancadas de chuva e risco de temporais isolados.
O domingo (26) será de céu encoberto, sensação de abafamento e precipitações em vários momentos do dia, especialmente em regiões como Laranjeiras doi Sul , Pato Branco, Foz do Iguaçu e Cascavel.
SEGUNDA-FEIRA: CHUVA SE ESPALHA E TEMPERATURAS CAEM
Na segunda (27), o tempo vira de vez: a chuva se espalha por todo o Estado, com volumes acima de 60 mm em algumas localidades do Sul e Oeste.
As temperaturas despencam. Em Laranjeiras do Sul , a máxima deve cair para 24°C, enquanto em Curitiba não passa dos 22°C e no litoral as máximas ficam próximas dos 20°C.
OUTUBRO: EXTREMOS DE CALOR E FRIO O MESMO MÊS
O Simepar registrou neste mês recordes tanto de frio quanto de chuva em várias estações. Em outubro, algumas regiões já ultrapassaram a média histórica de precipitação.
Com mais de 120 estações meteorológicas automáticas e três radares, o órgão reforça a importância de acompanhar as atualizações diárias pelo site www.simepar.br, que traz informações detalhadas para os 399 municípios paranaenses.
