A justiça eleitoral de Primeira Instância determina a cassação do mandato do vereador de Curitiba, Sidnei Toaldo (PRD). A decisão foi proferida pelo juiz Fernando Augusto Fabrício de Melo, da Zona Eleitoral de número 175 de Curitiba. A sentença foi proferida no âmbito de duas ações de investigação judicial eleitoral ajuizadas. Uma pela Federação formada pelo PT, PC do B e PV, e outra pelo ex-vereador Dalton Borba.
O magistrado determinou a cassação do mandato do vereador por suposta fraude à cota de gênero cometida pelo partido PRD nas eleições do ano passado. O juiz ainda decretou a inelegibilidade de quatro candidatas do partido pelo período de oito anos. Todos poderão recorrer da decisão junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
O magistrado entendeu que não há provas da efetiva realização de campanhas por parte das candidatas, e que elas só foram registradas na justiça eleitoral para cumprir a cota de gênero.
Quem é Sidnei Toaldo?
Sidnei Toaldo está em seu segundo mandato como vereador de Curitiba. O político teve 6.659 votos, e ocupa atualmente a função de corregedor da Câmara, além de presidir a Comissão de Saúde e Bem-estar Social da casa.
