domingo, setembro 21, 2025

Vendaval derruba três semáforos de cidade do Paraná e deixa 250 imóveis destelhados

 Por conta da ventania, três semáforos da cidade caíram, segundo o prefeito Carlinhos Turatto.

Não há registros de feridos.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou rajada de vento de 80 km/h às 21h, no município. Conforme o órgão, entre 21h e 22h foi registrado o acumulado de chuva de 13,4 milímetros.

Com o vento, o muro de concreto de um ginásio caiu.

Segundo a prefeitura, há registros de danos à rede elétrica e internet, o que deixou moradores sem energia e comunicação por várias horas. A Copel informou que cerca de 20 mil unidades consumidoras foram afetadas na região. 

Até às 10h47 deste domingo (21), 1.813 unidades consumidoras continuavam sem energia. A Copel informou que equipes trabalham para normalizar a situação.

Equipes da Defesa Civil, do Departamento de Trânsito e do Corpo de Bombeiros foram acionadas durante a noite para atender as ocorrências. Em algumas ruas, postes, galhos e troncos caídos bloquearam o trânsito.

Conforme a prefeitura, em alguns bairros, famílias deixaram as casas temporariamente pelo risco de novos desabamentos de estruturas danificadas pelo vento. 

 Alerta de tempestade

Dois Vizinhos é uma das 106 cidades do Paraná que receberam o alerta sobre o perigo de tempestades emitido pelo Inmet. O alerta é válido das 0h às 23h59 deste domingo (21).

De acordo com o órgão, nesses locais podem haver queda de granizo, ventos intensos (entre 60 km/h e 100 km/h) e grandes acumulados de chuva (30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia). Há, também, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

No sábado, conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Dois Vizinhos registou uma temperatura máxima de 33,6 °C. A mudança brusca se dá por conta do avanço de uma frente fria pelo estado.