Foi oficializado nesta quinta-feira (4), em Pato Branco, o início das atividades do 7º Comando Regional da Polícia Militar (7º CRPM), que passa a coordenar as ações de segurança em 52 municípios do Sudoeste do Paraná. O ato também marcou a troca de comando do 3º Batalhão da PM, responsável pelo policiamento em 16 cidades da região.
De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, a criação do novo comando completa a reestruturação iniciada pelo Governo do Estado. “Já foram criados comandos em Maringá e Ponta Grossa, e faltava esse aqui. Ele aproxima a região do comando de Curitiba, melhora a gestão administrativa e facilita o contato direto com prefeitos, sem necessidade de ir até Cascavel ou Curitiba”, destacou.
O deputado estadual Gugu Bueno ressaltou que a medida atende uma antiga reivindicação da população. “Hoje é um dia marcante, principalmente pela instalação oficial do comando regional aqui em Pato Branco. Isso coloca o Sudoeste em um novo patamar e vai refletir diretamente na sensação de segurança da população”, afirmou.
O coronel Cícero José de Oliveira Tenório assumiu oficialmente o comando do 7º CRPM, após ter atuado como interino e comandado anteriormente o 6º BPM, em Cascavel. A nova estrutura reúne quatro unidades subordinadas: o 3º BPM (Pato Branco), o 21º BPM (Francisco Beltrão), a 10ª CIPM (Laranjeiras do Sul) e a 12ª CIPM (Palmas).
Na mesma solenidade, o major Anderson Marcelo Figueiredo assumiu o comando do 3º BPM, substituindo o tenente-coronel Vicente Carvalho Júnior, que passa a atuar como chefe do Estado-Maior do novo comando regional.
O prefeito de Pato Branco, Geri Dutra, também destacou o impacto da mudança. “É uma nova realidade para a segurança da cidade e da região. As forças do Estado já fazem um grande trabalho, e esse reforço vai estruturar ainda mais o sistema, dando segurança para quem quer trabalhar, empreender e viver aqui”, disse.
