domingo, setembro 21, 2025

Copel abriu as inscrições para a terceira edição do programa de bolsas para alunos de Engenharia Eletrica

 

 A Copel abriu as inscrições para a terceira edição do programa de bolsas de estudo "Aluno Energia". A iniciativa concede apoio financeiro, mentoria e a possibilidade de estágio para estudantes cotistas de baixa renda que estejam cursando Engenharia Elétrica em universidades públicas do Paraná.

Neste ano, serão selecionados 20 estudantes do primeiro ou segundo semestre do curso. Os aprovados recebem uma bolsa mensal equivalente a um salário-mínimo regional (R$ 1.984,16 em 2025), um notebook em regime de comodato e o acompanhamento de tutores da companhia. O programa tem duração de até cinco anos, sendo os três primeiros de bolsa e os dois últimos como estágio remunerado na empresa.

As inscrições ocorrem até o dia 26 de setembro, pelo site do CIEE/PR ou pela página do programa no site da Copel. O processo seletivo inclui redação online, envio de vídeo de apresentação e entrevista final, com o resultado previsto para 12 de novembro.

COMBATE À EVASÃO E FOCO NA DIVERSIDADE

Conforme dados do Inep, apenas 58% dos estudantes de Engenharia Elétrica no Brasil concluem o curso, um desafio ainda maior para alunos de baixa renda. O programa busca reduzir esse índice, oferecendo o suporte necessário para a permanência na universidade. O edital de 2025 também destina 40% das vagas prioritariamente para mulheres, além de reservar vagas para pessoas com deficiência.