O Sistema Único de Saúde (SUS) passa a oferecer, um teste com tecnologia 100% nacional para detectar precocemente o câncer do colo do útero.
O chamado teste de biologia molecular DNA-HPV é um método moderno e inovador capaz de identificar 14 genótipos do papilomavirus humano (HPV). A tecnologia reconhece a presença do vírus no organismo antes da ocorrência de lesões ou câncer em estágios iniciais, inclusive em mulheres assintomáticas.De acordo com o Ministério da Saúde, o teste será ofertado inicialmente em 11 estados brasileiros, além do Distrito Federal:
Rio de Janeiro
São Paulo
Minas Gerais
Ceará
Bahia
Pernambuco
Pará
Rondônia
Goiás
Rio Grande do Sul
Paraná
A meta é que, até dezembro de 2026, o rastreio esteja presente na rede pública de todo o território nacional, beneficiando 7 milhões de mulheres de 25 a 64 anos por ano.
