terça-feira, agosto 26, 2025

Quedas do Iguaçu - Depois de décadas agricultores com propriedades nos imóveis Catanduvas e Rio das Cobras vão ter a titularização das terras

Superintendente do Incra Nilton Guedes diz que somente no chamado interior pioneiro de Quedas do Iguaçu são mais de 800 propriedades agrícolas

A Superintendência do Incra no Paraná esteve presente na última semana na Câmara Municipal de Quedas do Iguaçu-PR para reunião sobre regularização fundiária, emissão de títulos e liberação de cláusulas resolutivas, com a presença do superintendente Nilton Bezerra Guedes.

Estiveram presentes cartorários, agricultores da região, autoridades municipais e representantes do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná). A explanação do superintendente foi sobre a questão dos títulos originários Catanduvas e Rio das Cobras.

Posseiros e aproximadamente 800 agricultores dependem das ações de regularização fundiária. Atualmente, há cerca de 200 mil processos na autarquia, sendo 80 mil deles referentes às titulações já realizadas, com seus respectivos comprovantes de pagamentos e 40 mil ações de ratificação, além daqueles de titulação ainda por se realizar. Ao todo, são 119 os municípios paranaenses que aguardam medidas de regularização fundiária.

Somente de títulos de ratificação são 9.682 nos municípios com maior densidade de requerimentos protocolados.

Prestigiaram a reunião a presidente Carlise Priscila, os vereadores: Claudelei Torrente Lima, Rodolfo Revers, Henrique Waldov e Aparecido Pereira “Cidão”, secretários municipais Joce Cavazotto e Diba Boara.