Hoje, 17 de julho, é uma data simbólica e de imensa importância para o Acampamento Herdeiros da Terra de 1º de Maio. Celebramos 11 anos de ocupação e resistência!
Foi em 17 de julho de 2014 que a antiga área da Fazenda Pinhal Ralo foi ocupada no município de Rio Bonito do Iguaçu - PR. Essa data marcou a retomada do compromisso histórico dos assentamentos do MST na região Centro: destinar todas as terras de um dos maiores latifúndios do Sul do Brasil à Reforma Agrária.
Aquele foi um dia inesquecível na memória de quem bravamente enfrentou os desafios da luta. A noite foi longa, a madrugada difícil, mas a chuva abençoou os Sem Terra. Os dias seguintes trouxeram ainda mais provações e nós resistimos. Resistimos para gravar na história essa luta digna de camponeses e camponesas.
São 11 anos de lutas, mobilizações e avanços. Nesse período, as famílias Sem Terra do acampamento vêm construindo sua história, produzindo alimentos em suas unidades, garantindo o sustento familiar e edificando verdadeiras comunidades camponesas.
Nossa luta não para. Seguimos organizados e em resistência, as 1.123 famílias cobrando que o assentamento seja, enfim, uma realidade. Não podemos mais esperar para conquistar esse direito. Lutaremos até que esse sonho se concretize.
A Reforma Agrária é o caminho para o desenvolvimento do nosso país e o desejo legítimo das camponesas e camponeses deste acampamento.



Texto e card: Comunicação Herdeiros da Terra