quinta-feira, julho 24, 2025

Queijo colonial da Serra dos Macacos, de Nova Laranjeiras é premiado em destaque NACIONAL

O Paraná novamente é destaque em premiação nacional de queijos. Desta vez o Estado despontou com um primeiro lugar e dois segundos lugares no Prêmio CNA Brasil Artesanal, realizado na noite desta terça-feira (22) em Brasília. 

O prêmio, conferido pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil, é voltado para produtores com produção anual de até 72 toneladas de queijos produzidos exclusivamente com leite de vaca.

O queijo Maná Paraná, de Santana do Itararé, no Norte Pioneiro, foi primeiro lugar em Tradicional. O queijo colonial da Serra dos Macacos, de Novas Laranjeiras, no Sudoeste, foi o segundo em Tratamento Térmico, enquanto a Queijaria Cornélia, de Arapoti, nos Campos Gerais, teve a mesma colocação em Adição/Condimento

“O Paraná desenvolve um movimento importante de qualificação da cadeia do leite e de aproveitamento de todas as oportunidades para difundir o que aqui se faz e conquistar prêmios em razão disso”, disse o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Marcio Nunes.

“Não somos apenas bons produtores de leite, os paranaenses estão aperfeiçoando os derivados e já produzimos queijos que estão entre os melhores do Brasil e do mundo, por isso enaltecemos quem se dedica a essa atividade e vamos continuar o esforço para valorizar cada vez mais e fomentar a qualidade desde o queijo artesanal até aquele produzido em grandes agroindústrias”, afirmou.