segunda-feira, julho 07, 2025

NOVA LEI EM VIGOR - Justiça mais dura contra violência sexual contra mulheres

 Entrou em vigor nesta sexta-feira (4/7) uma mudança histórica no Código Penal Brasileiro: agora, crimes de violência sexual contra mulheres não terão mais atenuantes e nem redução do prazo prescricional por idade do agressor.

📜 A lei foi sancionada pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin, e publicada no Diário Oficial da União.

👎 Antes, agressores com menos de 21 anos ou mais de 70 anos tinham penas reduzidas. Agora, isso NÃO se aplica mais quando o crime for violência sexual contra mulheres.

⚠️ Importante: essa mudança vale apenas para crimes sexuais contra mulheres — para outros crimes, a regra dos atenuantes por idade ainda se mantém.

📊 Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2024), em 2023 o Brasil registrou 1 estupro a cada 6 minutos. A maioria das vítimas (88,2%) são meninas e mulheres.

🗣️ Essa é uma vitória importante na luta por justiça e segurança para as mulheres brasileiras!