As laçadoras Rafaela Luiza Ferreira, Luciane Kusczniier de Melo e Gisele Delle, do CTG Chapéu Tapeado, vão representar o município de Bituruna no Campeonato Brasileiro de Laço, que será realizado entre os dias 24 e 27 de julho, em Cristalina, Goiás.
A competição integra a programação do Nacional 2025 – Encontro Nacional da Tradição Gaúcha, considerado o maior evento tradicionalista fora da Região Sul do Brasil.
A vaga foi conquistada durante o 39º Encontro Paranaense de Tradições Campeiras, realizado em Irati. Na ocasião, Rafaela garantiu a classificação na categoria Prenda Mirim, enquanto Luciane e Gisele se classificaram na modalidade Xirua. O bom desempenho das competidoras reforça o destaque da 17ª Região Tradicionalista do Paraná no cenário campeiro.
Além do Campeonato Brasileiro de Laço, o Nacional 2025 contará com outros eventos como a 16ª edição do Festival Nacional de Arte e Tradição (FENART), a 21ª Festa Campeira Nacional de Campeões e os 11º Jogos Tradicionalistas, reunindo participantes de diversos estados, incluindo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e o Distrito Federal.