quarta-feira, julho 16, 2025

Justiça determina cassação de vereador e recontagem de votos em Marechal Cândido Rondon

 Vereador Fernando Nègre (PT)

Uma decisão em primeira instância do juiz Clairton Mario Spinassi, da Justiça Eleitoral, determinou a cassação do mandato do vereador Fernando Nègre (PT), eleito pela federação partidária Brasil da Esperança em Marechal Cândido Rondon. O magistrado também ordenou a recontagem dos quocientes eleitorais referentes à eleição municipal de 2024.

A ação que levou à cassação foi proposta em dezembro do ano passado pelo diretório municipal do PL. No processo, o partido apontou supostas candidaturas femininas fictícias — conhecidas como "candidaturas laranjas" — utilizadas para fraudar a cota de gênero exigida por lei. As candidatas citadas são Angela Badilia e Francieli Nunes, ambas filiadas ao Partido Verde (PV), integrante da federação. Elas teriam registrado votações mínimas, de 18 e 12 votos, e, segundo a denúncia, não realizaram campanha efetiva.

Apesar da decisão, Fernando Nègre permanece no cargo até que todos os recursos sejam julgados. O processo ainda cabe recurso em instâncias superiores.

Fernando foi eleito em 2024 com 651 votos