Guarapuava será palco de um dos eventos mais importantes do calendário municipal em 2025: a 7ª Conferência Municipal da Cidade. Promovido pela Prefeitura, o encontro, que acontece nesta quarta-feira (23 de abril), será realizado de forma presencial no Centro Universitário Guairacá, reunindo representantes do poder público, sociedade civil organizada, movimentos populares e cidadãos interessados em discutir os rumos do desenvolvimento urbano da cidade e do país.
Com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, a conferência é uma oportunidade única de participação popular na formulação de políticas públicas que impactam diretamente a vida nas cidades.
Além de ser um espaço democrático e deliberativo, o evento é parte de um processo mais amplo: ele prepara o município para a etapa estadual e, posteriormente, a nacional da Conferência das Cidades. Durante o encontro, serão discutidas propostas em três eixos principais — gestão estratégica, financiamento e articulação de políticas públicas — que poderão influenciar decisões em nível nacional.
“Essa conferência é fundamental para garantir que as decisões sobre o futuro urbano de Guarapuava sejam feitas com a participação de todos. Ela permite que propostas saídas daqui possam chegar à conferência nacional, ajudando a moldar políticas públicas em todo o país”, destaca o secretário de Planejamento e Urbanismo, Thiago Pfann.
INSCRIÇÕES ABERTAS
As inscrições estão abertas até o dia 21 de abril. Quem desejar participar como delegado(a) deve apresentar documentação específica, como Carta de Indicação da Instituição ou Carta de Recomendação, no caso de representantes de movimentos populares sem constituição jurídica.