Tchau, Verão! Após intensas ondas de calor elevarem as temperaturas, a estação mais quente do ano vai terminar na manhã desta quinta-feira (20).
Entre 21 de dezembro de 2024 e 20 de março de 2025, o ‘calorão’ tomou conta do Paraná. Durante a estação, cidades do estado bateram recorde do dia mais quente de 2025 devido a presença de uma massa de ar quente e seco.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o mês de fevereiro, por exemplo, foi bastante quente em todo o estado. As temperaturas registraram 2°C acima da média histórica em algumas cidades.
Em clima de despedida da estação, confira os municípios que atingiram as maiores temperaturas no Paraná durante o Verão de 2025. A lista réune cidades de diferentes regiões do estado, com os termômetros variando de 38°C a 40°C. Veja:
Foz do Iguaçu: 40,8°C;
Cerro Azul: 39,2°C;
Guaíra: 38,8°C;
Santa Helena: 38,5°C;
Altônio: 38,4°C;
Marechal Cândido Rondon: 38,3°C;
Cândido Abreu: 38,2°C;
Morretes: 38,2°C;
Laranjeiras do Sul: 38,1°C;
Guaraqueçaba e Diamante do Norte: 38,1°C.
Porém, chuvas intensas deixaram estragos durante o Verão — especialmente no Litoral do Paraná. Conhecida como chuva de verão, o fenômeno ocorre devido ao aumento da umidade e da temperatura (quando o ar quente sobe e forma nuvens carregadas). Os temporais afetaram mais de 6 mil pessoas na região litorânea neste ano.
Previsão para o início de Outono
O outono começou oficialmente nesta quinta-feira, às 06h02. De acordo com previsão do Simepar, as condições do tempo devem se manter predominantemente estáveis, com possibilidade de chuva isolada no Paraná.