A quarta-feira de Cinzas, comemoração feita logo após o Carnaval, marca o fim da folia e o início da Quaresma para a Igreja Católica. A Quaresma é o nome dado a período que antecede a celebração da Páscoa, marcado por práticas de penitência para os cristãos, como jejuns e obras de caridade.
A expressão vem do latim, quadragésima dies (quadragésimo dia). A princípio, ela deveria ser um período de 40 dias, mas hoje tem 44 dias. Assim como o Carnaval e Páscoa, a Quaresma também é móvel.
Em 2025, a Quaresma começa na quarta-feira, 5 de março, e vai até a quinta-feira, 17 de abril.
Qual a origem da quarta-feira de Cinzas?
Por meio da data da Páscoa é definido o dia da terça-feira de Carnaval, sendo o dia seguinte, a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma e símbolo de que, conforme a tradição cristã, do pó o homem veio e ao pó voltará demonstrando o caráter transitório do ser humano na Terra.
Já o último dia da Quaresma é a Quinta-feira Santa, dia que precede a Sexta-feira da Paixão, remontando ao dia do julgamento, crucificação e morte de Jesus Cristo.
O data nasceu como um período dedicado à devoção popular, criada entre o século 3 e 4 depois de Cristo. Naquela época, os cristãos colocavam cinzas em si como sinal de penitência.