Na última sexta-feira (14 de março), o Hospital Regional de Guarapuava foi palco da tradicional Cerimônia do Jaleco do curso de Medicina da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O evento simboliza um marco na vida acadêmica dos estudantes ingressantes, proporcionando o primeiro contato com um dos principais símbolos da profissão.
O chefe do Departamento de Medicina da Unicentro, professor Abrão José Melhem Júnior, destacou a importância da cerimônia para os novos alunos. “Os estudantes estão dando os primeiros passos na Medicina, conhecendo a dinâmica do curso e suas realidades. Durante toda a semana, participaram de palestras e atividades. A Cerimônia do Jaleco culmina esse período e representa o primeiro contato com esse importante símbolo da profissão, a nossa ‘segunda pele’. A partir de agora, eles começam a sentir a responsabilidade e a honra de seguir essa carreira”, afirmou.
Além de receberem o jaleco, os estudantes foram instigados a refletir sobre questões essenciais para a formação profissional e pessoal. “Nos primeiros dias do curso, eles serão desafiados a descobrir quem são e qual o propósito de tudo isso. O jaleco simboliza a confiança que os pacientes depositarão neles. Desejamos que todos honrem esse compromisso”, acrescentou o professor.
Para os estudantes, a cerimônia representou um momento de emoção e conquistas. Yasmin Castilho, uma das ingressantes, relatou sua experiência. Residente em Curitiba, ela escolheu a Unicentro pelo Programa de Avaliação Continuada (PAC) da instituição. “Sempre quis cursar Medicina. Para mim, é uma área com um propósito imenso, pois saber que vou poder aliviar a dor e o peso na vida de alguém me traz uma satisfação sem igual. Então, desde o primeiro ano do colégio, me dediquei aos estudos para este e outros processos seletivos, buscando me destacar e conquistar uma vaga. A Unicentro surgiu como uma oportunidade incrível na minha vida”, contou a estudante..