O pagamento por PIX com uso de aproximação começa a funcionar para todos os usuários nesta semana. De acordo com regulação do Banco Central (BC), a ferramenta ficará disponível na sexta-feira (28). O mecanismo permite o uso em carteiras digitais ou pelo próprio aplicativo do banco, sem a necessidade de um código de barras.
No caso das carteiras digitais, como Apple Pay e Google Pay, é preciso que a instituição peça autorização ao BC para intermediar o pagamento. Até o momento, apenas o Google está autorizado.
Com a carteira digital, assim como já é possível realizar o por aproximação com cartões de crédito e débito, o PIX também poderá ser cadastrado nesta modalidade. Desta forma, o consumidor poderá aproximar o celular da máquina de pagamento e selecionar a compra por PIX, sem necessidade de abrir o aplicativo do banco.
Em um primeiro momento, as transações nesta modalidade terão valor máximo padronizado de R$ 500. As demais formas de utilização do PIX, como chaves e QR Code, seguem em funcionamento.