As principais lideranças políticas do PT no Paraná estão defendendo o lançamento de candidatura própria ao Governo do Estado nas eleições de 2026. Seria um candidato para defender o governo Lula e novas propostas ao governo alinhadas às teses do PT.
E o nome mais lembrado pelas lideranças do partido é o de Enio Verri, 63 anos, economista, ex-secretário de Planejamento no governo Roberto Requião (2003-2010) e ex-deputado federal por Maringá.
Arilson Chioratto, presidente do PT-PR e deputado estadual, falou sobre as articulações políticas da sigla. “O PT tá construindo um esforço pra ter uma frente ampla em 2026, pra ter um palanque ainda maior pro Lula em 2026. Isso faz com que tenhamos conversas com PDT, PSB. Nós temos a federação com o PC do B e o PV. E vamos conversar com outras forças políticas. O objetivo é ter um palanque do tamanho que é o desafio de 2026”.
Ele disse que “também estamos construindo a hipótese de candidaturas próprias.
Isso implica em termos um candidato a governador. Hoje, ainda em forma de pré-conversas, nós temos o nome do diretor geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, pra ser o nosso representante, e temos outros nomes pro Senado. Mas a gente tá pensando mesmo é num programa de governo pro Paraná. Um programa que identifique as reais necessidades do Paraná, porque o atual governo não representa o que PT e o que o povo merece. Nós estamos aí eivados de privatizações como o caso da Copel, Celepar, Compagas. Tudo o que o povo tinha e que agora estão sendo oferecidos com baixa qualidade”.
Zeca Dirceu, deputado federal, também defende a candidatura própria. “Nós estamos apresentando o nome do Enio Verri, que foi deputado federal e hoje é diretor da Itapu e está fazendo um trabalho fantástico. O Sudoeste é prova disso. A Itaipu nunca investiu aqui no Sudoeste, isso era um erro e nós corrigimos isso. Foi um apelo nosso ao presidente Lula. Só os primeiros convênios já passam de R$ 200 milhões liberados”, afirmou.
Elton Welter, deputado federal, comentou que “o Enio Verri é o nosso nome de pré-candidato a governador, um baita de um nome, grande executivo, competente, muito articulado. Vamos trabalhar para que o nome dele se viabilize eleitoralmente”.