quarta-feira, fevereiro 05, 2025

Governo libera consulta ao abono salarial PIS/Pasep nesta quarta-feira (5)

Os trabalhadores poderão consultar, a partir desta quarta-feira (5), se têm direito ao abono salarial PIS-Pasep – ano-base 2023. As informações ficarão disponíveis na Carteira de Trabalho Digital, na Central de Atendimento Alô Trabalho (pelo telefone 158, a ligação é gratuita) e nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalho.

No geral, têm direito ao PIS/Pasep os funcionários da iniciativa privada ou servidores públicos que trabalharam em 2023 com a carteira assinada e receberam até dois salários mínimos mensais. Também é preciso estar inscrito no PIS ou no Pasep há pelo menos cinco anos e ter exercido atividade remunerada por, pelo menos, 30 dias no ano.

O valor do abono salarial é proporcional à quantidade de meses trabalhados no ano-base. Aqueles que trabalharam 12 meses, por exemplo, receberão o valor cheio de um salário mínimo – R$ 1.502 –, enquanto os que trabalharam seis meses receberão metade do valor. Os pagamentos serão feitos de forma escalonada, começando em 17 de fevereiro.

Confira as datas de pagamentos em 2025:

Nascidos em janeiro - 17 de fevereiro
Nascidos em fevereiro - 17 de março
Nascidos em março e abril - 15 de abril
Nascidos em maio e junho - 15 de maio
Nascidos em julho e agosto - 16 de junho
Nascidos em setembro e outubro - 15 de julho
Nascidos em novembro e dezembro - 15 de agosto