Proprietários de veículos isentos que utilizaram créditos do Nota Paraná no abatimento do IPVA terão os valores devolvidos até o fim de janeiro. O reembolso será feito de forma automática.
A emissão das guias de pagamento de 2025 já pode ser feita por meio do portal do IPVA ou do portal de pagamento de tributos da Receita Estadual. Os proprietários podem utilizar ainda o aplicativo Serviços Rápidos, ou o Detran InteliGente. A data de vencimento varia de acordo com o final da placa do veículo.
Para este ano, a novidade é a isenção de pagamento para motocicletas, motonetas e ciclomotores de até 170 cilindradas. Também estão isentos veículos movidos 100% a hidrogênio, além de caminhões, ônibus e micro-ônibus movidos exclusivamente a gás natural. Apesar das isenções, a Receita Estadual prevê uma arrecadação maior em comparação ao ano passado devido à correção da inflação.
Quem deixa de quitar o IPVA fica impedido de emitir o certificado de licenciamento e pode ter o veículo recolhido por autoridades de trânsito, além de sofrer outras consequências.