quarta-feira, janeiro 29, 2025

Ministério dos Transportes divulga data dos leilões do pedágio dos lotes 4 e 5 no Paraná

O Ministério dos Transportes divulgou o plano de investimentos nas rodovias de todo o Brasil e o Paraná foi contemplado no cronograma do Governo Federal.

Serão R$161 bilhões em investimentos na infraestrutura de transportes em todo o país, com 8.449 quilômetros de rodovias beneficiadas em 15 leilões.

No Paraná, os lotes 4 e 5 do novo pedágio estão no calendário do Ministério dos Transportes, conforme conferido pela reportagem do Diário dos Campos. De acordo com o cronograma divulgado, os editais dos lotes 4 e 5 serão divulgados em maio e os leilões irão ocorrer no mês de setembro.

Esses são os dois últimos lotes da concessão de rodovias que serão administradas por empresas privadas. Os lotes 1, 2, 3 e 6 já foram leiloados.
Confira os detalhes dos lotes que serão leiloados
Lote 4

O Lote 4, com extensão de 628 km, inclui trechos das rodovias federais BR-272/369/376/PR e estaduais PR-182/272/317/323/444/862/897/986. O Lote 4 faz a ligação de Cornélio Procópio a Guaíra, passando pelas cidades de Londrina, Maringá e Umuarama. O trecho também conecta Maringá a Diamante do Norte, no noroeste do estado do Paraná.

O projeto prevê investimentos da ordem de R$ 8,3 bilhões, durante todo o período de concessão, contemplando a duplicação de 176 km de rodovia, a implantação de 157 km de faixas adicionais, 44 km de vias marginais, 49 km de acostamentos, além da correção de traçado de 2,5 km de via. Estão previstos 59,2 km de obras de contorno em Itaúna do Sul, norte de Londrina, Nova Londrina e sul de Maringá. É prevista, também, a implantação de 101 interseções em desnível, 1 viaduto, 1 ponte, 33 retornos, 56 passarelas, 50 obras de arte especiais, além de 50,5 km de ciclovias.
Lote 5

O Lote 5, com extensão de 440 km, inclui trechos das rodovias federais BR-158/163/369/467/PR, além de trecho da rodovia estadual PR-317. O Lote 5 conecta o distrito de Floriano, em Maringá, a Cascavel, passando pelas cidades de Peabiru, Campo Mourão e Ubiratã, em seguida, o trecho conecta Cascavel à divisa dos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, passando pela cidade de Toledo e pela ponte sobre o rio Paraná, em Guaíra.

O projeto prevê investimentos da ordem de R$ 4,6 bilhões, durante todo o período de concessão, contemplando a duplicação de 239 km de rodovia, a implantação de 20 km de vias marginais, a correção de traçado de 2 km de via, além da implantação do contorno de Peabiru. É prevista, também, a implantação de 51 interseções em desnível, 1 viaduto, 17 retornos e rotatórias em nível, 5 passarelas, 6 obras de arte especiais, além de 12 km de ciclovias.