Representantes da Sunset Tires, controladora da brasileira XBRI Pneus, em reunião com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, escolheram a cidade de Ponta Grossa para instalar a primeira fábrica da marca, que receberá investimento inicial de R$ 1,5 bilhão.
A nova fábrica deverá ter cerca de 500 mil m² e capacidade anual para produzir até 14,5 milhões de pneus, sendo 12 milhões para automóveis leves e 2,5 milhões para atender aos mercados de transporte, máquinas agrícolas e mineração, por exemplo. Segundo a companhia, será maior fábrica de pneus do Brasil.
“Com a nova fábrica, iremos nacionalizar tecnologias hoje dominadas somente por companhias estrangeiras, criando uma verdadeira ‘Escola da Borracha’ no Brasil”, diz Nabil Chamseddine, CEO da Sunset Tires.
Atualmente, os pneus da XBRI são certificados para reposição por diversas montadoras, como a Volkswagen, e por grandes frotistas, incluindo Raízen, JSL e Shell. Em 2023, a empresa contabilizou a venda de mais de 3,5 milhões de unidades no mercado brasileiro. Para 2024, a expectativa é alcançar um crescimento de 20%