sexta-feira, dezembro 13, 2024

PR extrai 425 mil toneladas de erva-mate e São Mateus do Sul é líder na produção

Com a extração de 425,8 mil toneladas extraídas no ano passado, o estado não apenas lidera a produção brasileira, mas também exporta erva-mate de alta qualidade para países como Uruguai, Alemanha e Estados Unidos.

O município de São Mateus do Sul se destaca como líder no segmento, produzindo 65 mil toneladas em 2023.

Além disso, a erva-mate paranaense ostenta o selo de Indicação Geográfica (IG) desde 2017, consolidando sua qualidade, tradição e sabor único no mundo. A produção segue rigorosos padrões ambientais, sem o uso de químicos, preservando o sabor único que a torna referência mundial.A categoria “Erva-mate” do Prêmio Orgulho da Terra 2024 homenageou Luiz Eduardo Sokolowski, produtor de Mallet, pela excelência e compromisso ambiental em sua atividade. A cerimônia de entrega dos troféus aconteceu no dia 12 de novembro, em Curitiba, celebrando os destaques do agronegócio paranaense.
Sustentabilidade e inovação

Luiz iniciou sua trajetória no setor em 1999, a partir de um simples frete de erva-mate, e hoje se consolidou como referência na produção e beneficiamento do produto. Desde 2000, planta erva-mate em sua propriedade e, a partir de 2023, lançou sua própria marca, que oferece erva-mate em três tipos de moagem.

Com uma produtividade 20% acima da média estadual, a propriedade exemplifica eficiência técnica e econômica, gerando 20 empregos diretos e indiretos. A gestão é um empreendimento familiar, com seus dois filhos desempenhando papeis fundamentais: um como técnico florestal e outro na administração da agroindústria.

Compromisso com o meio ambiente e a comunidade

A propriedade também se destaca pelo manejo sustentável, preservando 100% das Áreas de Preservação Permanente (APP) e Área de Reserva Legal (ARL). Além disso, pratica o manejo integrado de pragas, utiliza racionalmente os recursos hídricos e adota boas práticas agrícolas que resultam em uma produção 100% orgânica.

Prêmio Orgulho da Terra

O Prêmio Orgulho da Terra é uma iniciativa do Grupo Ric, por meio da plataforma RIC Rural, com a co-realização do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e do Sistema Ocepar, entidade que representa as cooperativas paranaenses. O prêmio ainda tem a apresentação da Coamo, patrocínio do Banco do Brasil, C.Vale e Embio, e apoio da Alpha Fish, Globoaves e Hotel Petras.

Com 19 categorias, o prêmio reconhece produtores rurais que fazem a diferença no agro paranaense, incentivando práticas sustentáveis, inovação e fortalecimento da economia rural.