quinta-feira, dezembro 05, 2024

Mais de 1 milhão de paranaenses ainda não justificaram ausência nas Eleições

O prazo para justificar ausência no primeiro turno das Eleições 2024 se encerra nesta quinta-feira (5 de dezembro). O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) reforça que o voto é obrigatório para todos os cidadãos entre 18 e 69 anos e o não comparecimento sem justificativa gera multa para os eleitores

Conforme dados do TRE-PR, 1,1 milhão de eleitores do Paraná não compareceram às urnas durante o primeiro turno. Até o momento, apenas 1,3 mil realizaram a justificativa. No segundo turno, realizado em 27 de outubro, 379 mil eleitores de Curitiba, Londrina e Ponta Grossa não votaram — apenas 400 realizaram a justificativa.

COMO JUSTIFICAR

A Justiça Eleitoral oferece, por meio do aplicativo E-Título e pelo Sistema Justifica, a possibilidades dos eleitores justificarem ausência no dia do pleito ou em até 60 dias das Eleições. Em 2024, os eleitores têm até 5 de dezembro para justificarem ausência no primeiro turno e até 7 de janeiro, nos municípios que tiveram duas etapas de pleito.

Para isso, os eleitores devem informar dados pessoais, declarar motivo da ausência às urnas e anexar documentação comprobatória. Os sistemas oferecerão um código de protocolo para o eleitor acompanhar a situação, enquanto é enviada à Zona Eleitoral. Após a decisão, o cidadão será notificado.