BlaBlaCar, conhecido aplicativo de caronas, anunciou, nessa segunda-feira (23 de dezembro), a suspensão das atividades de carona em todo o Paraná a partir do dia 30 de dezembro.
A decisão ocorre após decisão do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), que proibiu a empresa de oferecer caronas em todo o estado. O pedido foi feito pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina (Fepasc) e pelo Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Estado do Paraná.
A Justiça entendeu que muitos motoristas estão realizando a carona como uma atividade profissional. A BlaBlaCar informou, através de nota, que vai recorrer e que a decisão foi um mal-entendido sobre o modelo de caronas. A empresa ainda destacou que 2 milhões de pessoas vão ser impactadas pela suspensão no Paraná.
"Tomamos conhecimento da decisão liminar emitida pelo Tribunal de Justiça do Paraná, que proíbe as ofertas de carona no estado. Por conta da complexidade para implementá-la e por respeito aos usuários com viagens já planejadas, o serviço de carona ofertado pela BlaBlaCar irá parar a partir do dia 30 de dezembro.
Sabemos o quanto é importante ter opções de viagem durante a temporada de festas e estamos comprometidos em honrar sua confiança e garantindo sua viagem no Natal.
Adotaremos as medidas legais cabíveis para recorrer à recente decisão. Ela contradiz precedentes estabelecidos pelo Superior Tribunal de Justiça e tribunais estaduais, que já reconheceram a legalidade do BlaBlaCar. A atividade de carona também é respaldada pelo artigo 736 do Código Civil Brasileiro.
Convidamos você a compartilhar sua voz e a importância das caronas intermediadas pela BlaBlaCar na sua vida no site abaixo e também publicamente nas redes sociais!
Sem carona, sem alternativas de transporte para milhões de paranaenses. Juntos, podemos protegemos a sua liberdade de viajar.
Obrigado por fazer parte da comunidade BlaBlaCar."