terça-feira, novembro 05, 2024

Guarapuava - Vereadores aprovam redução de 140 cargos comissionados na Prefeitura

Uma sessão marcada por trâmites de projetos polêmicos, a Câmara de Vereadores de Guarapuava aprovou  a redução de 140 cargos comissionados na Prefeitura de Guarapuava. A proposta, encaminhada pelo prefeito Celso Góes, através do projeto de lei complementar 18/2024, foi aprovada por unanimidade pelos vereadores.

Com a aprovação da proposta, a futura administração municipal, comandada pelo prefeito eleito Denilson Baitala, poderá nomear até 138 assessores comissionados, contra os atuais 260, que estavam à disposição de Celso Góes.

MAIS PROJETOS

Ainda na sessão dessa segunda, os vereadores também votaram um substitutivo enviado por Celso Góes e aprovaram o projeto que autoriza o repasse de R$ 1,5 milhão para a Cilla Tech Park.

O projeto havia sido derrubado em sessão anterior, mesmo tendo sido aprovado por maioria (10 a 9). Agora, Celso Góes enviou o substitutivo e o projeto foi aprovado por 12 a 7, chegando ao número mínimo para validação.

Também foi aprovado o projeto que atualiza o Plano Diretor Urbano de Guarapuava, com a criação de mais três bairros: Cerejeiras (região do Xarquinho), Aeroporto e Monjolo (junto ao Parque das Araucárias).

IMPACTOS

Os três projetos impactam diretamente a administração de Baitala a partir de 2025, com redução de cargos de confiança, comprometimento de orçamento municipal e alteração na formatação do quadro urbano de Guarapuava.