Enquanto as obras de duplicação da PR-466 avançam no trecho entre Guarapuava e o distrito de Palmeirinha, o Governo anuncia nova licitação. Desta vez, segue até o Turvo, em uma extensão de 27,02 quilômetros. A nova pista também será em concreto, com restauração em concreto da pista existente. Estão previstos ainda dois viadutos e uma nova ponte.
De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), valor total da obra está estimado em mais de R$ 300 milhões. E a sessão de abertura de propostas ocorre na sexta (4), no portal de compras do Governo Federal, o compras.gov. O investimento nesse trecho é de R$ 118 milhões, contemplando um trecho de 11,52 quilômetros da rodovia.
Conforme o DER, já houve a limpeza de terreno com remoção de camada de vegetal ao longo de todo o trecho. No local da nova pista, as frentes de trabalho de terraplenagem e de implantação do sistema de drenagem de águas já começaram. Também está sendo mobilizada a equipe e maquinários da implantação de uma nova ponte sobre o Rio Coutinho, logo ao lado do Distrito Industrial Atalaia, em Guarapuava.
NOVA PISTA
A rodovia vai receber uma nova pista com duas faixas de rolamento em pavimento rígido de concreto. A pista existente vai passar por restauração utilizando a técnica 'whitetopping'. Ou seja: o pavimento asfáltico existente fica como base para um novo pavimento de concreto.
O DER informa também a implantação de três retornos duplos do tipo “U”, passeios com piso tátil, nova sinalização vertical e horizontal, defensas metálicas e abrigos nas paradas de ônibus. Além de melhoria da geometria de curvas e também nos acessos a lotes lindeiros, entre outros serviços. Os trabalhos tiveram início agora no dia 5 de setembro e devem ser concluídos em 27 de fevereiro de 2026.