Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma Operação Nacional nos dias 30 e 31 de agosto, com foco na fiscalização de alcoolemia, a fim de aumentar a segurança nas rodovias federais. Esta operação visa coibir a prática de dirigir sob efeito de álcool, uma das principais causas de acidentes de trânsito.
Durante a operação, a PRF intensificou a fiscalização sobre o consumo de álcool pelos motoristas. Se o teste do bafômetro indicar um índice acima do permitido por lei, o condutor pode ser autuado, e, em casos mais graves, encaminhado à delegacia por crime de trânsito.
Mesmo em casos de recusa em realizar o teste do bafômetro, a legislação prevê as mesmas penalidades aplicadas a quem for flagrado com teor alcoólico acima do permitido.
Na delegacia de Guarapuava, durante a operação, cerca de 200 pessoas foram fiscalizadas e submetidas ao teste do bafômetro.
Além de reduzir acidentes, essas operações têm também um caráter educativo, conscientizando os motoristas sobre os riscos de dirigir após consumir bebidas alcoólicas.