segunda-feira, setembro 09, 2024

ANTT publica o edital do lote 6 das rodovias do Paraná , pedágio de Candói e Laranjeiras do Sul está na lista


A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou nesta sexta (6) o edital de concessão dos lotes 3 e 6 das rodovias do Paraná. Os dois lotes somam somam mais de 1,2 mil quilômetros de estradas estaduais e federais, passando pelas regiões dos Campos Gerais, Vale do Ivaí e Norte (Lote 3) e Centro-Sul, Oeste e Sudoeste (Lote 6). O prazo de concessão é de 30 anos.

De acordo com o Governo do Estado, com o Lote 6, o Paraná vai completar a concessão de todo o eixo da BR-277. Incluindo assim, desde a Região Oeste, na fronteira com Paraguai e Argentina, até o Porto de Paranaguá. Os dois primeiros lotes já concedidos pegam os outros trechos da rodovia, na Região Central, Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e Litoral. Além disso, ele coloca o Sudoeste no mapa das concessões paranaenses.

MUNICÍPIOS

O lote 6 inclui 646,3 quilômetros das rodovias BR-163, BR-277, PR-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483, que passam por Prudentópolis, Guarapuava, Candói, Cantagalo, Virmond, Laranjeiras do Sul, Diamante do Sul e Nova Laranjeiras. 

Assim com outros municípios também são abrangidos como Guaraniaçu, Ibema, Campo Bonito, Catanduvas, Cascavel e Santa Tereza do Oeste. O Governo do Estado ainda incluiu Céu Azul, Lindoeste, Santa Lúcia, Capitão Leônidas Marques, Realeza, Ampére, Francisco Beltrão, Manfrinópolis e Marmeleiro. Outras cidades como Renascença, Vitorino, Pato Branco, Matelândia, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Foz do Iguaçu, também fazem parte.

Os valores aplicados devem chegar a R$ 20,2 bilhões, sendo R$ 12,9 bilhões em grandes obras (Capex) e R$ 7,3 bilhões em manutenção (Opex). Entre os principais que a concessionária vencedora deve tirar do papel estão 462 quilômetros de duplicações, a maior parte na BR-277, mas também na PR-182, no Sudoeste. Conforme o Estado, a concessão vai de Cascavel até Pato Branco, onde se encontrará com o projeto de revitalização em concreto executado pelo Governo do Estado, de Pato Branco ao Trevo do Horizonte, em General Carneiro.