O Governo do Paraná encaminhou à Assembleia Legislativa (Alep) um projeto de lei que autoriza a transferência da Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A (Ferroeste), estatal responsável por 248 quilômetros de ferrovia entre Guarapuava e Cascavel, para a iniciativa privada.
Se aprovada, a proposta permite ao governo transferir total ou parcialmente o controle acionário da empresa, que, na prática, deixaria de ser pública e viraria particular. Pela constituição estadual, apenas os deputados podem autorizar a proposta.
A Ferroeste foi criada em 1988 como empresa privada, mas transformou-se em sociedade de economia mista em 1991 por conta de uma lei e passou a ser administrada pelo governo estadual.
Os trilhos da ferrovia começaram a ser construídos no mesmo ano, mas a obra só terminou em 1994. O custo na época foi de R$ 360 milhões de dólares, ou mais de R$ 2 bilhões em valores atuais.
Atualmente, são escoados pelos trens da estatal cerca de 1,5 milhão de toneladas de grãos, como soja, milho e trigo, além de farelos e contêineres com proteína animal.
O Governo do Paraná afirmou que, com a autorização da Alep, pretende contratar uma auditoria para estimar o real valor da empresa. Disse também que o formato da transferência do controle acionário será discutido com o setor produtivo.