A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou em primeira discussão nessa segunda (12), o projeto de lei que cria a Semana Estadual das Juventudes. O objetivo é debater e dar visibilidade a temas de interesse dos jovens. De acordo com a Alep foram os deputados estaduais Alexandre Curi (PSD) e Ana Júlia Ribeiro (PT) que apresentaram a proposta.
De acordo com as informações, o dia 'Dia Internacional das Juventudes' será comemorado anualmente no dia 12 de agosto, além de integrar o Calendário de Eventos do Estado do Paraná. Durante essa semana, o governo divulgará informações sobre os direitos das juventudes e o Estatuto da Juventude.
Além disso, a iniciativa conscientizará os jovens sobre o papel do cidadão e a responsabilidade na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Também promoverá a formação nas dimensões social, política e cultural, e reconhecerá a participação política das juventudes. Conforme a deputada Ana Júlia, o projeto garante que os jovens tenham voz ativa.
"A juventude quer participar da política e precisa ser incentivada. Fico orgulhosa de fazer parte dessa nova geração que ocupa espaços de discussão e poder. É essencial que esse processo esteja associado a uma trajetória política sólida de lutas sociais."
Segundo o texto da justificativa do projeto de lei, para atingir esses objetivos, a semana contará com uma programação de eventos artísticos, culturais, esportivos e festivais. “As ações incentivarão que mais jovens se interessem e se envolvam nas questões locais”.
Conforme a deputada há uma necessidade de criar ações voltadas aos jovens em diversas áreas, como direitos das mulheres, combate ao racismo, meio ambiente e sustentabilidade, trabalho de qualidade, saúde mental, entre outras. “Precisamos de iniciativas que engajem os jovens e os envolvam nas questões da sociedade”.