A partir de 20 de agosto estarão abertas as inscrições para o Programa Autonomia e Renda Petrobras nas cidades de Curitiba e Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). No Paraná, 128 vagas estão distribuídas nos cursos de Auxiliar de Serviços Diversos, Montador de Andaime, técnico de Eletrotécnica e Técnico em Mecânica.
O convênio da Petrobras e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia contempla a abertura de 6.800 vagas distribuídas em 17 cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) e 9 cursos técnicos até 2027.
A iniciativa amplia as oportunidades de capacitação e recolocação profissional especialmente para moradores de municípios onde há operações da Petrobras ou cidades vizinhas.
O Autonomia e Renda Petrobras vai priorizar o atendimento a pessoas com baixa renda ou sem vínculo formal de emprego; mulheres; pessoas transgênero, transexuais ou travestis; pessoas com deficiência; indígenas e quilombolas; pessoas pretas e pardas e refugiadas.
Os cursos serão de meio período e os alunos ou alunas receberão bolsa-auxílio de R$ 660,00 mensais ou R$ 858,00 mensais para mulheres com filhos de até 11 anos. Além disso, os Institutos Federais oferecerão espaços infantis para desenvolvimento de atividades para as crianças durante o período em que a(o) responsável esteja no curso.
Para os cursos de nível técnico, como Técnico em Automação, Eletrotécnica, Mecânica, Planejamento e Segurança, com dois anos de duração, será exigido o ensino médio completo. Além dos conteúdos técnico-profissionais, os alunos terão aulas de segurança do trabalho, acompanhamento psicossocial e desenvolvimento de habilidades pessoais (soft skills).
A divulgação das vagas e inscrições podem ser acompanhadas no site www.autonomiaerenda.com.br.
As inscrições serão feitas preferencialmente online, mas os Institutos
Federais vão disponibilizar locais onde os interessados poderão ter
suporte presencial. A seleção dos candidatos será realizada por meio de
Sorteio Público Eletrônico. Próximos editais serão divulgados nesse
mesmo site.