terça-feira, julho 09, 2024

Candói - Tribunal de contas continua fases de auditorias pelo Paraná , programa foi adotado pela institução como controlador externo

Duas equipes de servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná realizaram, na semana passada, a fase presencial de auditorias na área da Saúde em quatro municípios. Essas auditorias integram o Plano de Fiscalização (PAF) 2024-2025 do TCE-PR, e possuem caráter operacional, o que significa que, caso sejam detectados problemas, serão indicadas soluções aos responsáveis na forma de recomendações.

Em Mangueirinha e Candói (Região Sudoeste), o tema foi a Atenção Básica em Saúde prestada aos moradores desses dois municípios. Nessa diretriz, a auditoria monitora a taxa de resolutividade e referência para atenção especializada, os processos de trabalho e a estrutura física das unidades básicas de saúde (UBS), bem como os serviços oferecidos aos usuários.

Esse trabalho de campo foi realizado pelos auditores de controle externo Eraldo da Cruz Santos de Souza, servidor da Coordenadoria de Auditorias (CAUD); e Aldenor Fernandes dos Santos, da Controladoria Interna (CI). A atuação de equipes multidisciplinares faz parte do Programa AuditaTC, iniciativa que estimula profissionais de todas as áreas do Tribunal de Contas a participarem diretamente da fiscalização, função primordial de um órgão de controle externo.