terça-feira, junho 18, 2024

UFFS estuda a implantação de um curso de doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável

Completando 10 anos de funcionamento em 2024, o Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGADR) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul designou um Grupo de Trabalho para elaborar o projeto de implantação de um curso de doutorado.


Se aprovado, este será o primeiro curso de doutorado oferecido pela UFFS - Campus Laranjeiras do Sul e o primeiro doutorado na região do Território Cantuquiriguaçu.


Em 2022, o conceito do mestrado do PPGADR subiu de 3 para 4, permitindo a demanda pela criação do doutorado. Conforme explica a coordenadora do mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Liria Angela Andrioli, “somente programas de pós-graduação avaliados pela Capes com conceito igual ou superior a 4, numa escala de 3 a 5, podem oferecer doutorado. Após a última avaliação da Capes, o PPGADR teve sua nota elevada de 3 para 4, alcançando os requisitos para avançar com a oferta do curso de doutorado”.


Para a implantação de um curso de doutorado, o primeiro passo é a criação do Grupo de Trabalho (GT) responsável pela elaboração do projeto do curso. Após isso, o projeto é submetido para avaliação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPEPG) da UFFS. Em seguida, a PROPEPG envia a proposta para um consultor externo. Depois, retorna para ajustes e a proposta do novo curso é submetida à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A primeira reunião do GT foi realizada na última sexta-feira, dia 7 de junho. Todo o processo depende dos trâmites internos da Capes e leva cerca de 30 meses até a aprovação.


Liria comenta que “a Constituição Federal de 1988 prevê em seu Artigo 207 que as universidades obedecerão ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Dessa forma, entende-se que as três dimensões são essenciais para que uma instituição adquira o status de universidade. O doutorado significa a excelência na pesquisa, uma nova visão de mundo, pois confere a capacidade de realizar pesquisas independentes e inovadoras, promove o diálogo com outros pesquisadores e contribui para a construção do conhecimento e para o desenvolvimento regional”.


O Diretor do Campus Laranjeiras do Sul, Fábio Luiz Zeneratti, salienta que “a constituição deste Grupo de Trabalho (GT) é um passo importantíssimo para a criação do primeiro doutorado aqui da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul. Nós, como universidade, devemos avançar sempre na pós-graduação, pensando no desenvolvimento regional. O Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável será o único curso em nível de doutorado aqui no Território Cantuquiriguaçu, região composta por 20 municípios. Estamos felizes com o início dos trabalhos e tenho certeza que em breve teremos o curso aprovado. É mais uma contribuição da UFFS para a região, fomentando a pesquisa e possibilitando a formação de qualidade para os nossos profissionais”.


Histórico


O Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (Mestrado) começou a ser planejado em 2010. A aprovação do curso ocorreu em outubro de 2013, com o início das aulas da primeira turma em março de 2014. Em 2023, o mestrado alcançou a marca de 100 dissertações defendidas. Em 2024, ao completar 10 anos de atividades, o programa deu início aos estudos para a elaboração do projeto de implantação do curso de Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável. 

 

O PPGADR tem como objetivo geral a formação de profissionais de elevada qualificação científica e tecnológica. Pautado nos fundamentos da Agroecologia, como nova área de conhecimento fundamentada na abordagem interdisciplinar, envolve aspectos teóricos, práticos e metodológicos. Organiza-se em duas linhas de pesquisa: Linha 1: Agroecossistemas, sustentabilidade e agrobiodiversidade; Linha 2: Dinâmicas socioambientais. Possui como área de concentração a Agroecologia e o Desenvolvimento Rural Sustentável.