O Serviço de Inspeção do Paraná/Produtos de Origem Animal (SIP/POA) comemora três décadas como um marco na história do agronegócio paranaense. Criado em 1994, por meio da Lei Estadual Nº 10.799, a gerência da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) desempenha um papel fundamental na garantia da qualidade e segurança dos produtos de origem animal, contribuindo para a consolidação do setor agroindustrial no Estado.
Atualmente, graças a este serviço, 294 agroindústrias no Paraná oferecem 4.335 produtos de origem animal nas prateleiras e geladeiras de todo o Estado. Desde sua criação, o SIP/POA se dedica à inspeção rigorosa de produtos como carnes, leite, ovos, mel e pescados, colaborando para que atendam aos mais altos padrões de qualidade e segurança alimentar.
"Este trabalho meticuloso permite que os produtos paranaenses se destaquem tanto no mercado interno quanto no Exterior, conquistando a confiança dos consumidores e abrindo portas para novas oportunidades de negócios", afirma o diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins.
"O SIP/POA, formado por uma equipe de profissionais qualificados e experientes, é um dos pilares da nossa agroindústria. Ele contribui não apenas para a ótima qualidade dos produtos, mas também a confiança e a competitividade no mercado paranaense. Estamos comprometidos em continuar investindo em melhorias para que o Paraná mantenha sua posição de destaque no cenário agropecuário”, destaca Martins.
Ele lembra que a atuação do SIP/POA não se limita apenas à fiscalização, mas também à orientação e apoio técnico aos produtores e agroindústrias. Este acompanhamento constante contribui para a implementação de boas práticas de produção e para a inovação tecnológica no setor, promovendo a competitividade das agroindústrias locais.
"Um dos principais resultados alcançados ao longo desses 30 anos foi a consolidação da agroindústria paranaense como uma das mais avançadas e diversificadas do país. O Paraná tem expressividade na produção de diversos produtos de origem animal, como carne de frango, suínos e leite, além de ser um dos maiores exportadores de proteína animal do Brasil. E o SIP/POA tem um papel fundamental na criação de um ambiente propício para o crescimento sustentável dessas indústrias", enfatiza o presidente da Adapar.