sábado, junho 01, 2024

Laranjeiras do Sul - Diocese da IGREJA elege Padre Sebastião Gulart como novo DECANO da paróquia

Durante o Encontro de Formação Permanente do Clero, realizado nos dias 27 e 28 de maio na Casa de Formação Nossa Senhora de Guadalupe, os padres da diocese de Guarapuava elegeram os quatro novos decanos e o coordenador da Pastoral Presbiteral Diocesana. Confira quem foram os eleitos:

- Decanato Centro: padre José Vitor Cozechen Seller, pároco da paróquia Sant’Ana de Guarapuava, substituindo o padre Jean Patrik Soares;

- Decanato Pinhão: padre Adriano Wierzyski Toczek, vigário da paróquia Santa Clara de Candói, substituindo o padre Paulo Fernando Francini;

- Decanato Laranjeiras: padre Sebastião José Gulart, pároco da paróquia Sant’Ana de Laranjeiras do Sul, substituindo o padre Edinaldo Mendes Tonete;

- Decanato Pitanga: padre Sebastião Pereira, pároco da paróquia Santa Maria Imaculada Conceição de Santa Maria do Oeste, substituindo o padre Zdzislaw Nabialczyk.

O novo coordenador da Pastoral Presbiteral, que substitui o padre André Ricardo Santos Lima, é o padre Antônio Aílson Aurélio, pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Pitanga (PR).

DECANATOS

Para facilitar os trabalhos de evangelização, as dioceses costumam dividir as paróquias em decanatos, de acordo com a proximidade geográfica. Dessa forma, quando há a necessidade de realizar formações, encontros, retiros e colocar em prática as Diretrizes Pastorais Diocesanas, os custos e o tempo de deslocamento tendem a ser menores quando ocorrem em cidades próximas. O termo “decanato” vem do Código de Direito Canônico, e às vezes também é chamado “vicariato” ou “forania”. O padre responsável por coordenar as atividades dentro de um decanato é chamado “decano”.

PASTORAL PRESBITERIAL

A Pastoral Presbiteral é aquela feita por padres e para os padres. Sua missão é oferecer aos sacerdotes, diocesanos e religiosos, as condições necessárias para a própria realização humana, zelando pela saúde física, psíquica e afetiva. Também proporciona aos presbíteros os meios necessários para uma formação permanente nas dimensões comunitária, espiritual, humana, intelectual e pastoral.