sábado, junho 29, 2024

Junho termina com previsão de muito frio no Paraná; metade do Estado não teve chuva no mês

Preparem-se! Este fim de semana promete ser muito frio em quase todo o Paraná. Aquele frio com temperaturas próximas ao 0ºC e possibilidade de geada está chegando ao Paraná.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os próximos dias serão de “bater o queixo”.

A onda de frio intensa coincide com os últimos dias do mês de junho que, além do frio tardio, se destacou também pela baixa incidência de chuvas, sobretudo na metade Norte do Estado.

Ainda segundo o Simepar, grande parte dos municípios da metade Norte não registraram precipitação e a perspectiva para os dois últimos dias não é animadora em se falando de chuva.

Já nos municípios da metade Sul o cenário é outro, principalmente no Sudoeste que registrou mais de 150 mm em várias cidades próximas de Santa Catarina. No Leste, as precipitações foram irregulares, mas em geral foram computados mais de 50 mm de chuva, inclusive em Curitiba.

A reboque da frente fria, massa polar derruba temperaturas

O meteorologista do Simepar, órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), Reinaldo Kneib explica que essa mudança brusca de temperatura neste fim de semana é decorrente da entrada de uma massa de ar frio na região do Paraná a partir desta sexta-feira (28).

“É uma massa de ar de origem polar, que vem do extremo sul do continente. A frente fria virá acompanhada de chuva, vento e raios e, na sequência, no fim de semana, a incursão desse ar extremamente gelado vai provocar uma diminuição das temperaturas em todas as regiões paranaenses”, explica.