O inverno está chegando aos paranaenses. A estação mais fria do ano começa oficialmente às 17h51 desta quinta-feira, 20 de junho, e se estende até 22 de setembro, quando dá lugar à primavera. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o inverno terá episódios de frio intenso, com períodos de dois a três dias de geada, especialmente nas regiões Sul e Sudeste. No entanto, a previsão aponta que a temperatura média ficará entre 1º C a 2º C acima do normal para a estação, devido ao fenômeno La Niña.
O meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, explica que o inverno no Paraná é caracterizado por menor volume de chuva, favorecendo a passagem de frentes frias e o ingresso de massas de ar frio e seco de origem polar. “Teremos mais massas de ar frio em relação ao ano passado, mas com períodos curtos de atuação, similar ao clima do outono, com ondas de veranico”, destaca Kneib.
Julho e agosto são tradicionalmente os meses mais secos, com aumento das chuvas a partir da segunda quinzena de setembro, devido ao aquecimento da atmosfera. A precipitação acumulada deverá ficar pouco abaixo da média, e nevoeiros serão frequentes, dissipando-se com a elevação da temperatura durante o dia.
Primeiro Dia de Inverno
Para esta quinta-feira (20), primeiro dia do inverno, o Simepar prevê variações climáticas conforme a região do Estado. No Norte, o clima será quente, seco e ensolarado. Haverá eventos pontuais de chuvas nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul. Nas demais áreas, o tempo ficará estável com temperaturas agradáveis à tarde.
Alerta Geada
Até o final do inverno, o Simepar disponibiliza previsões de geadas com antecedência de até 72 horas, categorizadas por intensidade (fraca, moderada ou forte). Os avisos estão disponíveis no serviço “Alerta Geada”, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), acessíveis pelo aplicativo IDR Clima (disponível no Google Play e na App Store), no site IDR Paraná e pelo telefone (43) 3391-4500.