quinta-feira, maio 09, 2024

DER/PR apresenta projetos de duplicação em concreto entre Pitanga e Guarapuava

Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), promoveu uma audiência pública online sobre a obra de duplicação e restauração em concreto da PRC-466 entre Pitanga, no Centro, e Guarapuava, no Centro-Sul. A audiência foi transmitida pela plataforma YouTube e está disponível para quem não pôde acompanhar ao vivo neste link.

Além de uma nova pista em concreto, o pavimento da pista atual será restaurado utilizando a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente é restaurado e aproveitado como base para as placas do novo pavimento rígido de concreto. Com a duplicação, as pistas serão separadas por canteiro central ou barreiras de concreto New Jersey nos perímetros urbanos.

A audiência ocorreu na última sexta-feira (3 de maio). Ao todo, foram apresentadas as obras ao longo de um trecho de 71 quilômetros, com projetos divididos em quatro lotes, que preveem as seguintes melhorias, além da duplicação e restauração:

- Lote 01 – De Pitanga ao acesso para Santa Maria do Oeste

Inclui também cerca de 1 quilômetro da PR-460 em Pitanga. No município estão previstos viadutos nos entroncamentos com a PR-239 e com a Avenida Universitária, além de pista lateral ligando os dois, com extensão de 1,8 quilômetro, e uma passarela para pedestres. Também será implantado um viaduto no entroncamento com a PR-456, acesso para Santa Maria do Oeste

- Lote 02 – Do acesso para Santa Maria do Oeste a Boa Ventura de São Roque

Prevê a implantação de cinco retornos em nível, com distância máxima de 5 quilômetros entre eles, além da duplicação da ponte sobre o Rio Carazinho.

- Lote 03 – Do acesso para Boa Ventura de São Roque a Turvo

Prevê a implantação de três retornos em nível, com distância máxima de 5 quilômetros entre eles, e duplicação da ponte sobre o Rio Bonito.

Lote 04 – De Turvo a Palmeirinha (distrito de Guarapuava)

Prevê a implantação de um viaduto em Turvo e outro em Palmeirinha, além da duplicação da ponte sobre o Rio Turvo.

QUESTIONAMENTOS 

Interessados que não puderam acompanhar a audiência pública ao vivo e registrar seu questionamento ou contribuição podem assistir à gravação do evento e encaminhar sua manifestação via e-protocolo, no e-mail protocolo@der.pr.gov.br, ou pelo aplicativo WhatsApp no número (41) 9-9283-1480, pelo prazo de cinco dias úteis, até sexta-feira (10).

Todas as participações serão respondidas diretamente ao demandante e também coletadas e publicadas no portal do DER/PR, onde também está disponível o material de apoio sobre o projeto. Depois de encerrado esse processo será publicado o edital para contratação da empresa ou consórcio responsável pela obra.

BID 

A elaboração dos projetos de duplicação e restauração em concreto da PRC-466 entre Pitanga e Guarapuava está incluída no Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Confira maquetes digitais da obra:

Maquete digital da duplicação da PRC-466 entre Pitanga e Turvo

Maquete digital da duplicação da PRC-466 entre Turvo e Palmeirinha

PALMEIRINHA 

O DER/PR ainda conta com outra iniciativa em andamento para este trecho, a duplicação da PRC-466 entre Guarapuava e o distrito de Palmeirinha, em uma extensão de 11,52 quilômetros.

O edital da obra (CLIQUE AQUI) já foi publicado, prevendo uma nova pista em concreto e restauração da pista existente pela técnica whitetopping, e três retornos em nível. O investimento somente nessa iniciativa é de R$ 120.204.414,30, com sessão de disputa agendada para este mês.